sábado, 15 de setembro de 2012

MÃOS NA CABEÇA



Quer saber uma coisa que me irrita e muito? É numa abordagem, o policial manda o cidadão colocar as mãos sobre a cabeça e o filho da mãe ao invés de obedecer, resolve colocar a porcaria da mão dele no bolso ou na cintura... isso já deu merda. Quantas vezes  numa abordagem, em situação semelhante, o cidadão acabou sendo alvejado? Não foi uma, nem duas vezes. Por mais que os agentes de segurança pública falem nos noticiários, parece que as pessoas não captam o perigo de uma ordem não cumprida como se deve. Se o policial mandou colocar as mãos sobre a cabeça, faça exatamente o que ele está pedindo. Nem pense em colocar a mão no bolso pra tirar a carteira, pegar documento ou o celular... isso pode colocar em risco a sua vida. Faça APENAS o que a polícia pede.

Nós temos procedimentos e são esses procedimentos que garantem a execução correta da abordagem e a segurança dos envolvidos. Não adianta tentar fazer o que VOCÊ acha coerente, o que VOCÊ acha certo... isso não lhe ajudará em nada, guerreiro! Não interessa se você é advogado, estudante, professor ou o diabo à quatro... a polícia tem procedimentos e estes devem ser seguidos.

Você, numa abordagem, levantará suas mãos e deverá colocá-las sobre à cabeça. Depois caminhará até à parede ou à viatura, onde calmamente colocará suas mãos nos aparatos já citados. A partir daí, o policial pedirá que afaste as pernas e olhe para cima. Não se sinta ridicularizado por estar sendo abordado... Isso é um procedimento de rotina na polícia, estamos fazendo o nosso trabalho, assim como o senhor realiza o seu. Continuando, ao realizar a última ação, o policial se aproximará do cidadão e realizará a busca pessoal. Ridículo isso??? Não!!! Trata-se de segurança. Feito isso e não encontrado nada ilícito com o sujeito, o mesmo será avisado de que pode ficar na posição normal e voltar-se de frente para o policial para dar continuidade na abordagem... faremos algumas perguntas. Podem parecer ridículas para os senhores, mas saibam... tem todo o fundamento para a polícia. É através delas que apuramos o abordado.

Constatado que nada se tem contra o cidadão, o mesmo é liberado e segue seu caminho. Simples assim, não? Deveria... mas sempre tem um folgado, um engraçadinho que gosta de falar merda para a polícia e aí... a coisa complica. O procedimento é simples, guerreiro: abordou, não encontrou nada... pronto, liberado! 

As pessoas tem que compreender que esse é o nosso trabalho e que ninguém é abordado à toa. Que fique claro, não estou dizendo que todas as pessoas abordadas são vagabundas!!! Nunca vocês ouvirão isso de mim. Estou apenas querendo dizer que se abordamos um carro "X", é porque ouvimos no rádio que um carro, naquelas características (no caso de não informarem a placa), está praticando tráfico na região. Então, guerreiro, se não temos a informação da placa (exata), é claro que vamos abordar todos os carros possíveis naquela região, com aquelas características. Portanto, não se sinta constrangido em ser abordado. Muito pelo contrário, sinta-se orgulhoso em saber que os impostos pagos estão sendo muito bem empregados em benefício à segurança da sociedade.

Não seja truculento. Lembre-se, gentileza gera gentileza! A polícia age dentro da proporcionalidade... se você não deve, então nada tem a temer. Saiba que estamos aqui para proteger as pessoas de bem e se você é uma delas... você joga no nosso time!